18.3.09

O colonizador*

É frequente ouvir-se por aqui que o português é o colonizador e portanto o fdp. Muito me surpreende e desconheço o motivo. O motivo pelo qual pessoas adultas e esclarecidas pensam assim. Principalmente porque já lá vão séculos e séculos. Também não sei quem lhes terá dado motivos para isso. Será um problema com os professores de história? Vá-se lá saber. Seja lá como for, esse tipo de rancor, lamento discordar, eu e mais, eventualmente, cerca de 10 milhões de portugueses, não faz sentido absolutamente nenhum. Principalmente de há uns anos valentes pra cá. É que, quanto muito, quem nos colonizou foram vocês, com a vossa música, a vossa literatura, o vosso cinema. As vossas praias, a vossa onda, vocês. Tudo o resto é história e tá láaaaaaaa no passado.

*Não, até ver não tenho qualquer razão de queixa.

5 comentários:

  1. Anónimo13:57:00

    Pela experiência que tive posso dizer-te que a culpa é, em rande parte, dos professores. Vivi cá uma temporada de dois anos, há vinte anos e na altura estudei aqui. Tive uma aula de história do Brasil em que quase me peguei com o professor tais eram as alarvidades que o homem dizia sobre os portugueses. Podemos não ter sido exemplares mas daí a culpar-nos por tudo não dá.

    ResponderEliminar
  2. tinha cá uma desconfiança que sim Diana. é completamente idiota e de uma irresponsabilidade sem nome. enfim...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Isa, a voz corrente é que os portugueses vieram ao brasil para explorar, tirar sacas e mais sacas de ouro e voltar para casa. exploradores, em contrapartida aos colonizadores que foram para os estados unidos, por exemplo. eles foram fundar uma nação, e os portugueses não tinham esse intento, e sim o de voltar para ricos para casa. daí que veio a corrupção endêmica dessas terras e a necessidade de levar vantagem em tudo.
    se é verdade, se não é, não sei. mas é isso que nos ensinam.

    ResponderEliminar
  4. Telinha, é sabido que os portugueses vieram pra cá e ficaram deslumbrados com o ouro e as índias tronchudas, é sabido.

    e acho que isso tem pouco a ver c corrupção, tem mais a ver com exploração, que é bem diferente.

    daí a, no século 21, lhes chamarem, ainda, colonizadores vai uma enorme distância.

    esses portugueses n têm nada, mas nada a ver com os portugueses de hj, nem a realidade, nossa e vossa, é a mesma.

    get over it, eu diria...

    ResponderEliminar
  5. E mais, pôr a responsabilidade da corrupção no Brasil em cima dos portugueses parece-me um exagero. 1º pq há corrupção nos EUA, na Alemanha, no mundo inteiro e não é certamente herança nossa. 2º por essa ordem de ideias os australianos eram todos ladrões, assassinos, criminosos da pior espécie. (a Austrália era o lugar para onde mandavam os criminosos de Inglaterra e tal, era assim uma carandiru em forma de continente)

    ResponderEliminar